segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bom Jesus do Monte

A Igreja do Bom Jesus fica localizada em um dos morros que circundam a cidade de Braga, ao norte de Portugal. Para chegar à igreja, pode-se ir de carro, pegar um ônibus nº2 por 1,65 para a base do morro e subir as escadas até a igreja, ou então pegar o bondinho, um dos mais antigos do mundo, no valor de 1,20 euros.
Quando fomos conhecer, decidimos pegar o ônibus até a base e a partir daí, subir por nossas pernas. O percurso até a base da escadaria da igreja possui uma espécie de uma trilha com uns trechos em degraus e nas curvas tem algumas capelas com imagens de santos e da época de Jesus Cristo. Ao ler isso, você pode imaginar que é uma caminhada impossível e desgastante, pois se pensou isso, está enganado. A caminhada não foi tão longa o quanto pensei, e de desgastante ela não teve nada – e olha que faz meses que não frequento uma academia a sério.
Igreja do Bom Jesus - foto Érika Bartachevits
Chega o momento em que alcançamos a base da escadaria da igreja. Possui um mirante que se enxerga a cidade de Braga inteirinha, logicamente uma paisagem maravilhosa. Em uma primeira olhada a escadaria dá-se a impressão que a subida será tenebrosa e que você vai deixar teu pulmão no meio do caminho Requer-se um pouco de esforço, é claro, mas nada que exija um condicionamento físico de um atleta. Os seus 500 e tantos degraus são colocados em ‘zigue-zague’, o que dá certo alívio na hora de subir.
Ao subir a escadaria percebe que no topo das paredes há várias imagens de santos, uma diferente da outra e abaixo deles, escritos em latim.
Alcançando o fim da escadaria, ao invés de ter apenas a igreja, que era o que eu havia imaginado, há um espaço bem grande com jardins, a igreja, mirantes, esculturas, grutas e saindo da gruta, há uma pequena trilha que leva a um bosque lindo. O Bom Jesus do Monte me surpreendeu muito!! O que eu pensei que fosse ‘apenas’ uma igreja, na realidade tinha um espaço de natureza encantador.
Recomendo muito a quem vier pro norte portucalense para que venha a Braga e ao Bom Jesus do Monte, mas que fique mais de 3 horas pelo menos na região da Igreja, para dar tempo de ver tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário